quinta-feira, 30 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Anastasia vai priorizar a regionalização da saúde


Nos últimos oito anos, o Governo de Minas promoveu importantes investimentos em diversas áreas que resultaram em um salto de crescimento da economia do Estado e transformaram a vida da população.

O esforço empreendido ao longo dos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia preparou Minas Gerais para receber novas empresas e gerar mais empregos para a população.

Minas desenvolve ações e programas referência em todo o país. O trabalho de Aécio e Anastasia é reconhecido por órgãos do governo federal e também internacionais. O Estado tem hoje o melhor desempenho do Brasil nas séries iniciais do ensino fundamental. De 2003 a 2009, Minas conseguiu reduzir em 22,4% a mortalidade infantil, e a taxa de internações por desnutrição nas regiões mais pobres caiu 55%.

Para os próximos quatro anos, o Plano de Governo do Antonio Anastasia assumiu 365 compromissos, que pretendem consolidar essas conquistas. O principal desafio na área da saúde é o investimento na melhoria da qualidade da atenção primária que é responsável por resolver mais de 85% dos problemas de saúde da população. O Governo de Minas priorizará a regionalização da saúde com investimento nos centros de atenção especializada e no fortalecimento dos hospitais regionais para garantir serviços de saúde mais próximos da população.

Conheça no documento em anexo os resultados alcançados pelos governos Aécio Neves e Antonio Anastasia nos últimos anos e os compromissos assumidos por Anastasia na área da saúde para os próximos quatro anos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estado de S. Paulo: Anastasia abre 13 pontos sobre Hélio Costa

Segundo Ibope, candidato do PSDB tem 46%, enquanto adversário do PMDB soma 33%; com 57% dos votos válidos, ele venceria no primeiro turno



O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), que concorre à reeleição, subiu quatro pontos porcentuais em três dias e ampliou a vantagem sobre o peemedebista Hélio Costa. Se a eleição fosse hoje, ele venceria no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo

Anastasia tem 46% das intenções de voto, 13 pontos porcentuais a mais que Costa, com 33%. Na pesquisa anterior, eles apareciam com 43% e 34%, respectivamente.

Com esse resultado, o tucano teria 57% dos votos válidos - os efetivamente dados aos candidatos, sem contar nulos e brancos. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

Na disputa pelo Senado não houve alterações no quadro. Aécio Neves (PSDB), primeiro colocado, teria 69% dos votos totais e 46% dos válidos. Em segundo está Itamar Franco (PPS), com 44% dos votos totais e 30% dos válidos. O petista Fernando Pimentel, que tenta tirar de Itamar a segunda vaga em disputa no Estado, oscilou um ponto para baixo. Ele tem 29% dos votos totais e 19% dos válidos.

Na corrida presidencial, a candidata do PT, Dilma Rousseff, se mantém na frente em Minas Gerais, mas sua vantagem em relação aos adversários diminuiu.

Em três dias, Dilma oscilou de 51% para 49%. O tucano José Serra se manteve com 25%, e Marina Silva (PV) passou de 13% para 15%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios de Minas entre os dias 23 e 25 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 31.796/2010.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Anastasia: decisão final no dia 3 de outubro será do povo mineiro

Governador afirma aguardar com serenidade a confirmação nas urnas da sua liderança apontada pelas pesquisas


A nova pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem mostra que o governador Antonio Anastasia ampliou a vantagem sobre seu adversário Hélio Costa, do PMDB. Segundo Datafolha, a preferência por Anastasia é de 42% das intenções de voto em Minas, contra 37% do outro candidato. Na pesquisa anterior, o governador tinha 40%.

Anastasia disse que entra otimista na reta final da campanha e que o reconhecimento dos eleitores é que promoveu a virada de sua campanha em Minas Gerais. O governador afirmou aguardar com serenidade a confirmação nas urnas pelo povo mineiro da sua liderança apontada nas pesquisas.

“Sentimos nas visitas ao interior, no contato com as pessoas, uma receptividade muito grande. Sempre reitero que a decisão final é aquela que o povo mineiro, os eleitores mineiros vão acolher no dia 3 de outubro. Estamos muito tranquilos e serenos com a nossa campanha e com as nossas propostas”, afirmou Antonio Anastasia.

A liderança de Anastasia na disputa pelo Governo de Minas já foi confirmada por cinco institutos de pesquisas. Além do Datafolha, Ibope, EM Data, DataTempo/CP2 e Nexus também divulgaram pesquisas nesta semana mostrando que o governador é o preferido dos eleitores mineiros. A 10 dias das eleições, Anastasia afirmou que continuará viajando por diversas cidades do interior para levar as propostas de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos.

“Vamos continuar trabalhando da forma que viemos desde o início da campanha, de maneira muito responsável, muito tranquila, com o pé no chão, com muita humildade, com muita sobriedade”, disse o governador.

Hoje Antonio Anastasia visita os municípios de Guanhães (Vale do Rio Doce), Capelinha e Diamantina (Vale do Jequitinhonha). Em Diamantina, ele estará acompanhado do ex-governador Aécio Neves, do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, e do candidato à Presidência, José Serra. No sábado, está prevista uma grande manifestação da coligação Somos Minas Gerais em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Liderança reafirmada
A nova pesquisa Datafolha também mostra que o governador seria reeleito no primeiro turno. Considerando apenas os votos válidos, Anastasia tem 51% das intenções contra 44% de Hélio Costa. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Os números do Datafolha mostram que o crescimento da candidatura de Antonio Anastasia é consistente. Em dois meses de campanha, o governador cresceu 24 pontos percentuais. O candidato do PMDB apresenta uma situação oposta. Ele caiu sete pontos no mesmo período. Em caso de eventual segundo turno, o governador Antonio Anastasia também seria reeleito, segundo o Datafolha. Ele tem 47% das intenções de voto, contra 42% do outro candidato.

Senado
O Datafolha também confirmou a liderança de Aécio Neves e Itamar Franco na disputa para o Senado. Aécio tem a preferência de 67% dos eleitores mineiros e Itamar Franco está com 43%, enquanto o terceiro colocado está com 32%. Neste ano, os eleitores irão eleger dois senadores.

Considerando os votos válidos, Aécio está com 44% dos votos e Itamar 28%. O terceiro colocado com 21%. A nova pesquisa Datafolha ouviu 1.974 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 73.576/2010.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Multidão vai às ruas de Montes Claros apoiar a reeleição de Anastasia

Aécio Neves diz que apoio maciço da população e de lideranças políticas da região é o maior reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo governo nos últimos oito anos


O Norte de Minas mais uma vez deu uma grande demonstração de apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia. Cerca de 5 mil pessoas se reuniram nas ruas de Montes Claros, nesta quinta-feira (23/09), para receber Anastasia e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Os candidatos foram recepcionados no aeroporto de Montes Claros por 80 prefeitos e caravanas de vários municípios da região.

Antonio Anastasia agradeceu o carinho da população e afirmou que a manifestação de apoio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos pelo Governo do Estado em favor da população do Norte de Minas.

“É uma adesão muito significativa, de reconhecimento ao que foi feito nos últimos anos, por Aécio e por mim. Vamos ficar confiantes, mas sempre com muita humildade, com o pé no chão, trabalhando firme para uma vitória expressiva em Minas”, afirmou Antonio Anastasia.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que o apoio maciço de prefeitos da região é o reflexo da responsabilidade do Governo de Minas para cuidar da infraestrutura do Norte de Minas e na redução das desigualdades sociais. Para Aécio, a grande receptividade dos mineiros se deve à aprovação de um projeto de governo que foi vitorioso e que será continuado por Antonio Anastasia.

“Fizemos um governo honrado, sério, que teve a maior aprovação em todos os governos brasileiros. Realizamos obras e é isto que vocês estão vendo. Há um reconhecimento da população e é natural que estas lideranças políticas acabem ficando. É o apoio avassalador em torno de um projeto de governo”, afirmou.

O ex-governador também destacou que a candidatura de Anastasia à reeleição representa a vontade dos mineiros e não um projeto pessoal ou de um grupo político.

“Anastasia não é o candidato de si próprio, ele não é candidato por um ato de vaidade pessoal. Ele é candidato porque tem a responsabilidade de continuar um projeto vitorioso em Minas. Por isso, o Norte está com ele, por isso Minas está cada vez mais com ele. Os mineiros estão apontando Antonio Anastasia como seu futuro governador e vai ser muito bom para todos os mineiros de todos os partidos, seja da nossa coligação, seja da oposição”, afirmou Aécio Neves.

Carinho do povo
A população saiu em peso às ruas para demonstrar o apoio à reeleição de Antonio Anastasia, ao governo de Minas e de Aécio Neves, ao Senado Federal, nesta reta final de campanha. Do aeroporto os candidatos seguiram em uma carreata formada por dezenas de carros e centenas de motocicletas. Ao longo de todo percurso até a Praça da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, os candidatos foram saudados por bandeiras, fogos de artifício.

Em razão do grande número de pessoas nas ruas, Antonio Anastasia e Aécio Neves só conseguiram caminhar por um quarteirão no Centro da cidade. O contato direto com a população encerrou a mobilização da campanha que nesta quinta-feira passou também por Curvelo, São Francisco e Bocaiúva.

Reconhecimento dos prefeitos
Prefeitos de vários partidos políticos, incluindo do PT e do PMDB, mais uma vez deram uma grande demonstração de apoio à reeleição de Antonio Anastasia. O prefeito de Verdelândia, Wilton Madureira (PT), fez questão de acompanhar a caravana do município para receber o governador em Montes Claros, distante quase 180 km de sua cidade. Ele ressaltou que o Governo de Minas apoiou seu município sem distinção partidária.

“Todos os compromissos feitos comigo e com o município foram cumpridos, tanto na administração do Aécio, como na administração do Anastasia. Por isso que eu não poderia deixar de votar neles agora nesse momento. Construímos escolas, parque de eventos, casas populares, seis postos de saúdes e quadras esportivas. Anastasia ajudou a todos os prefeitos e municípios, sem olhar a questão partidária, levando o benefício diretamente para a população dos municípios”, disse.

O prefeito de Patis, Valmir Moraes de Sá (PTB), presidente Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS), que reúne 92 municípios do Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, afirmou que a manifestação de apoio da população da região é um reconhecimento aos avanços obtidos na região, no governo Aécio e Anastasia.

“Esse apoio é devido ao trabalho que tem sido feito em prol do Norte de Minas. Fomos muito bem atendidos, muito bem tratados na gestão de Aécio Neves. E com o Anastasia, sabemos que vamos complementar esse trabalho. Anastasia tem preocupação com a área social. É uma pessoa de coração bom, transparente, é um homem de ficha limpa. Minas Gerais só tem a ganhar em apoiá-lo”, afirmou.

O prefeito de Francisco Sá, José Mário Pena (PV), afirmou que Anastasia e Aécio resolveram a maior dificuldade dos municípios que é a questão da arrecadação. “A gente não consegue administrar só com a renda própria do município. Esse governo tem sido verdadeiramente diferenciado em relação aos municípios pequenos. Pegamos uma saúde com estrutura muito precária e, hoje, o hospital de Francisco Sá é uma referência na região. Tenho conversado com meus colegas, com os prefeitos da região, e há uma satisfação geral”, disse.

Atenção especial
O Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, consideradas as regiões mais pobres do país, tiveram atenção especial no governo de Aécio e Anastasia. Grande parte dos municípios beneficiados com o Proacesso, programa de pavimentação de estradas, está nessas regiões.

De 2003 a 2009, o Governo de Minas investiu R$ 4,7 bilhões em ações de redução da pobreza e das desigualdades regionais e essas regiões têm recebido o maior investimento per capita. Neste período, para cada um real investidos nas outras regiões do Estado, o Governo do Estado investiu o dobro no Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Governo de Minas criou a Copanor, subsidiária da Copasa, para atender especialmente a região com água tratada e esgotamento com tarifas reduzidas para a população.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aécio Neves é recebido com festa em Sete Lagoas


O ex-governador Aécio Neves visitou Sete Lagoas (Região Central) nesta quarta-feira (22/09). Acompanhado por lideranças políticas da região, Aécio Neves participou de carreata e caminhou pelo centro comercial, onde foi recebido com carinho pelos eleitores.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aécio desmente com veemência especulação sobre mudança de partido


O ex-governador Aécio Neves desmentiu hoje (17/09), de forma veemente, a informação sobre uma eventual mudança de partido ou criação de legenda.

“Essa informação não tem qualquer fundamento. É mais uma especulação infundada, sem qualquer relação com a realidade, a exemplo dos mesmos boatos que, ano passado, davam como certa minha saída do PSDB. O PSDB é minha casa e, não apenas vou permanecer nele, como estou lutando para dar ao partido uma bela vitória em Minas.”

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Aécio Neves reforça a campanha de Antonio Anastasia no Sul de Minas

Ex-governador visita Itajubá, Três Corações e Passos e convoca os mineiros para reeleger Anastasia em 3 de outubro


O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, defendeu, nesta quinta-feira (16/09), no Sul de Minas, a reeleição de Antonio Anastasia para dar continuidade aos avanços sociais obtidos em Minas Gerais nos últimos anos. Aécio Neves percorreu os municípios de Itajubá, Três Corações e Passos, onde conversou com eleitores e apresentou as propostas dos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”. O ex-governador foi saudado por centenas de eleitores nas cidades visitadas e recebeu o apoio de diversos prefeitos e outras lideranças políticas da região.

“Construímos um modelo de gestão em Minas que o Brasil inteiro respeita e aplaude e que fez com o Estado crescesse muito mais do que a média nacional em todos os indicadores. E esse processo, para ter continuidade, depende da eleição do governador Antonio Anastasia, o nosso candidato. E tenho certeza que o Sul de Minas já tem essa percepção”, afirmou Aécio Neves, em Três Corações.

Aécio Neves ressaltou a importância da continuidade ao inovador modelo de administração pública adotado em Minas, em 2003, referência hoje em todo o país. Ele afirmou que o governador Antonio Anastasia é o candidato mais preparado dar continuidade às parcerias com os municípios que permitiram diminuir a desigualdade entre as regiões de Minas e melhorar a qualidade de vida da população.

“Minas tem que continuar avançando. Temos hoje os melhores resultados econômicos e sociais dentre todos os estados brasileiros e o governador Anastasia é a garantia de que isso não vai ser interrompido. Uma eventual derrota de Anastasia seria a vitória de interesses externos a Minas Gerais e talvez a derrota do projeto de Minas”, afirmou o ex-governador em Itajubá.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que a população do Sul de Minas reconhece o compromisso de Anastasia com o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Ele destacou as ações do Governo de Minas realizadas nos últimos oito anos na região, que permitiram a realização de obras de infraestrutura em todos os municípios.

“O Sul de Minas é uma das alavancas propulsoras do desenvolvimento do Estado e, por isso, foram feitas, ao longo desses últimos oito anos, do governo Aécio/Anastasia, muitas parcerias com todo o Sul, na área viária, com interligação das cidades onde ainda não havia asfalto, na área da segurança, na saúde, na educação e esse processo não pode ser interrompido”, declarou o ex-governador.

Festa em Itajubá
Aécio Neves foi recebido em Itajubá por prefeitos e lideranças políticas da região. Ele fez carreata até o Centro da cidade, onde foi saudado pela população durante todo o percurso. O ex-governador também fez caminhada pelo Calçadão de Itajubá, onde fez parada para um lanche no Café do Vandinho. No percurso, ele foi festejado por centenas de eleitores.

Em Três Corações, Aécio Neves foi recebido com foguetório ao desembarcar no estádio do Atlético Tricordiano. O governador saiu em carreata pelas principais ruas e avenidas do Centro de Três Corações. Moradores de todas as idades acenaram para o governador.

Mesmo com sol forte, uma multidão acompanhou o governador em caminhada, repetindo a última visita do ex-governador no mês passado ao lado do governador Antonio Anastasia. A dona de casa Regiane Maria Sabino foi ao local com uma bandeira de apoio aos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” para ver o ex-governador de perto.

"Aécio Neves foi excelente governador, como seu avô, Tancredo Neves. Pode fazer sol ou chuva, virei vê-lo toda vez que estiver visitando Três Corações. Votarei nele, como votarei em Antonio Anastasia, que foi seu braço-direito", declarou.

O ex-governador foi abraçado pela dona Alessana Ribeiro Vilela, que fez questão de que o ex-governador pegasse seu filho, João Gabriel, de 4 anos, no colo: "Ele foi o melhor governador de Minas", declarou a eleitora.

O ex-governador encerrou a visita ao Sul de Minas, em Passos, onde afirmou que está confiante na reeleição de Antonio Anastasia e de Itamar Franco para o Senado.

“Cada vez que se conhece mais o governador Anastasia, cada vez que se reconhece o seu trabalho ao meu lado, a população opta pelo governador Anastasia. E a eleição de Itamar para o Senado é fundamental, para que o Senado tenha a altivez, a independência necessária para ajudarmos ao governador Anastasia”, afirmou Aécio Neves.

Em Passos, o ex-governador foi recebido por 30 prefeitos no aeroporto. Ao lado das lideranças políticas ele fez carreata pelas ruas e avenidas da cidade. Durante o percurso, ele recebeu homenagem de 50 senhoras da Universidade Aberta à Maturidade que carregavam bandeiras de Minas.

Na avenida Avelino Maia, importante ponto comercial da cidade, conhecida como a “Avenida da moda”, onde concentra maior número de confecções, Aécio Neves desceu do carro e fez caminhada com eleitores.

Apoio dos prefeitos
No Sul de Minas, diversas lideranças políticas manifestaram apoio à reeleição de Antonio Anastasia ao Governo de Minas, do ex-governador e do ex-presidente ao Senado. O prefeito de Três Corações, Fausto Ximenes (PSDB), destacou o esforço de Aécio e Anastasia para sanear as contas do Estado e garantir o desenvolvimento de todas as regiões.

“Tudo que o governo fez nesse período todo, teve as quatro mãos de Aécio e Anastasia. O Estado modificou completamente. Pegamos um Estado praticamente falido e, hoje, é um dos melhores estados do nosso país”, disse.

O prefeito de Marmelópolis, Walmir Alves (PR), ressaltou a ampliação do serviço de telefonia celular a todos os municípios do Estado.

“A telefonia móvel realmente trouxe um avanço muito grande, principalmente na área da saúde para as comunidades de bairros mais distantes. Se alguém adoecia lá no bairro, teria que alguém ir até a cidade chamar a ambulância. Agora não. Temos um plantão que fica 24 horas e se alguém adoecer é só pegar o celular e ligar na mesma hora”, disse.

O prefeito de Piranguçu, Alexandre Ramos (PTB), afirmou que a gestão Aécio/Anastasia foi fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos pequenos municípios.

“Não temos o que reclamar. Temos só que agradecer o belo trabalho que foi feito por Aécio e Anastasia”, declarou.

O prefeito de Careaçu, Tovar dos Santos Barroso (DEM), elogiou a postura de Antônio Anastasia e Aécio Neves que atenderam a todos os municípios de Minas, sem distinção partidária.

“A gestão Aécio/Anastasia resgatou a dignidade dos mineiros. Minas deu um salto de qualidade em todas as áreas. Foi um governo excepcional. Foi uma relação técnica e os municípios não tem nada a reclamar”, disse.

O prefeito de Itajubá, Jorge Renó (PTB), também defendeu a reeleição de Antonio Anastasia. Segundo ele, a permanência do governador significa a continuidade do desenvolvimento no Estado.

“Não podemos perder a oportunidade de continuar nesse ritmo de desenvolvimento que entramos. Itajubá hoje depende dessa reeleição do professor Anastasia para continuar esse seu desenvolvimento”, afirmou.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

“Somos Minas Gerais” esclarece afirmações incorretas de Hélio Costa

A Coligação “Somos Minas Gerais” esclarece que:

1 – É incorreta a declaração feita pelo candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, de que o Governo de Minas não assinou o PAC das Cidades Históricas. Na verdade, o Governo de Minas é parceiro do Governo Federal neste programa desde o lançamento no Estado, realizado em Ouro Preto, em 21 de outubro de 2009 , com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do então governador Aécio Neves.

Na mesma ocasião, o Governo de Minas, por meio da Cemig, o Governo Federal, por meio do Iphan, e o presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais assinaram protocolo de intenções para implantação de cabeamento subterrâneo em 27 cidades históricas no Estado, em substituição à rede elétrica existente. Um investimento R$ 34 milhões divididos igualmente entre o Governo de Minas e o Governo Federal. O processo de transferência da rede elétrica encontra-se atualmente em entendimentos entre a Cemig e empresas de telefonia.

O Governo de Minas e a Superintendência do Iphan em Minas Gerais, órgão ligado ao Governo Federal, já finalizaram também os documentos necessários ao convênio do PAC das Cidades Históricas, e aguardam apenas o fim do período eleitoral para a assinatura do mesmo. O Estado interrompeu a assinatura de quaisquer convênios no período de três meses que antecedem à data das eleições em cumprimento da lei eleitoral.

2 – É incorreta a afirmativa do candidato Hélio Calixto Costa de que o Hospital Regional de Varginha "não é estadual e está sendo mantido pela Prefeitura”. .

Mesmo não tendo a gestão sob a responsabilidade do Estado, o Hospital Regional de Varginha já recebeu R$ 4,3 milhões em investimentos do Governo do Estado desde 2003. Apenas no último mês, foram repassados R$ 330 mil, através do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos SUS Minas Gerais (ProHosp).

Os recursos foram aplicados na compra de material para a maternidade e UTI neonatal, no atendimento e na construção da Casa da Gestante de Alto Risco, compra de equipamentos e na manutenção e custeio do hospital. Os investimentos feitos pelo Estado permitiram melhorias que credenciaram o hospital junto ao SUS para realizar cirurgias cardíacas.

Belo Horizonte, 15 de setembro de 2010.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Anastasia vai manter debate em alto nível em respeito à Minas

Governador diz que não responderá ofensas pessoais feitas a ele pelos adversários


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal pela coligação “Somos Minas Gerais”, defenderam nesta segunda-feira (13/09) que o debate eleitoral em Minas seja feito sem troca de ofensas entre os candidatos, em respeito à população do Estado. Anastasia disse que as ofensas pessoais não fazem parte da tradição política de Minas e que ele responderá com propostas de governo aos ataques que têm sido feitos contra ele pelos candidatos adversários.

“Minha formação não me permite subestimar e ofender as pessoas. Eu acho que a política não é feita para fazermos ofensas e desagravos. É claro que estamos sempre abertos a fazer o debate político, de ideias, de princípios e de programas. Fico muito curioso para saber por que estão havendo estas ofensas, que não são próprias inclusive do ambiente político de Minas Gerais. Mas estamos muito tranqüilos com o que fizemos, com as nossas propostas e, em especial, como os mineiros estão nos recebendo e as pesquisas indicam isso de maneira muito clara”, afirmou Antonio Anastasia.

Acompanhado pelo ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado e pelo ex-ministro e ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves, os candidatos da coligação Somos Minas Gerais fizeram hoje, juntos, mais uma caminhada, conversando diretamente com os eleitores de Santa Luzia, município da Região Metropolitana de BH.

Para o ex-governador Aécio Neves, os ataques dos candidatos adversários causam surpresa, já que o espaço que vem sendo gasto com ofensas poderia estar sendo utilizado para o debate de ideias. Ele citou o candidato a vice na chapa do PMDB, Patrus Ananias, que, semana passada, acusou o governador de Minas de “medíocre” e “apagado”. Aécio Neves destacou que o crescimento da candidatura de Antonio Anastasia na preferência dos mineiros, apontado pelos institutos de pesquisa Datafolha, Ibope, DataTempo/CP2 e Nexus.

“É realmente surpreendente essa posição do senhor Patrus, não sei se em razão da queda nas pesquisas ou do nosso crescimento, na verdade um espaço que poderia estar sendo utilizado para o debate de ideias vem sendo utilizado para ofensas sem qualquer cabimento e acho que o senhor Patrus corre o risco de sair dessa eleição muito menor do que entrou”, disse Aécio Neves.

Participação popular
Antonio Anastasia afirmou que a estratégia da sua campanha para o Governo de Minas será mantida nas próximas semanas com a apresentação das novas propostas que constam do Plano de Governo, lançado semana passada. O governador destacou que o caráter inovador do seu Plano de Governo, que abre espaço para uma participação popular na construção de novas propostas e programas. Anastasia disse que todas as regiões mineiras são prioridades do governo.

“Todo o Estado é importante, todo eleitor mineiro, os 14 milhões de eleitores mineiros são fundamentais e todos têm que participar. Estamos viajando pelo Estado todo e vamos continuar fazendo assim. As pesquisas indicam que o nosso crescimento é um sustentável, firme, e nas viagens, nós notamos isso”, disse Antonio Anastasia.

Região Norte de BH
Ao chegar a Santa Luzia, a primeira de quatro cidades que serão percorridas nesta segunda-feira na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Antonio Anastasia destacou os investimentos feitos pelo Governo de Minas para desenvolver o vetor Norte da capital, com a atração de novas empresas e a implantação da Cidade Administrativa do Estado e do primeiro aeroporto indústria do país, em Confins.

“Estamos no vetor Norte da Região Metropolitana e sabemos o que foi feito nessa região em termos de investimentos e da valorização, com forte geração de empregos. A atração para cá da indústria aeronáutica, de toda a questão do entorno da Cidade Administrativa, para termos aqui empregos de qualidade”, afirmou Antonio Anastasia.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Artistas mineiros entregam manifesto em apoio à reeleição de Anastasia


O governador Antonio Anastasia recebeu, na noite desta quarta-feira (08/09), em Belo Horizonte, o manifesto de apoio à sua reeleição assinado por 500 profissionais dos diversos segmentos da área cultural em Minas Gerais. O manifesto “Cultura está com Anastasia – Liberdade e Arte” foi entregue durante encontro realizado no Centro Cultural 104, na Praça da Estação. No documento, músicos, escritores, artistas plásticos, produtores, cineastas e artesãos reafirmaram o compromisso do setor com o futuro e continuidade dos avanços ocorridos em Minas.

Durante o evento, modelos desfilaram com roupas inspiradas na bandeira de Minas Gerais e na campanha pela reeleição de Anastasia. Também estiveram presentes o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e o presidente da Assembleia e candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PIB de Minas bate novamente o nacional

Governador Antonio Anastasia anuncia novo salto da economia de Minas Gerais no 2º trimestre


Pela segunda vez consecutiva no ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, o principal indicador do desempenho da economia, obteve melhor resultado do que o país. Dados da Fundação João Pinheiro (FJP), divulgados nesta quarta-feira (08/09), mostraram que o PIB mineiro cresceu 11,2% no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado e superaram o PIB brasileiro, que avançou 8,8% no mesmo período. No primeiro trimestre de 2010, o crescimento do PIB mineiro foi de 12,2% e também superou o nacional, de 9%.

“Estamos muito orgulhosos do desempenho da economia mineira que, dando continuidade ao que aconteceu no primeiro trimestre, superada a crise econômica, Minas Gerais está com um desempenho econômico excepcional. O Brasil cresceu muito, inclusive nesse segundo trimestre, 8,8%, mas nós superamos e fomos a 11,2%. Como no primeiro trimestre subimos 12,2%, significa que estamos em indicadores que são chamados de chineses”, destacou o governador em entrevista concedida à imprensa, nesta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.

Antonio Anastasia atribuiu boa parte do desempenho do PIB mineiro ao planejamento do Governo do Estado nos últimos anos, como o Choque de Gestão, que saneou as finanças do Estado e possibilitou ao poder público uma aplicação melhor dos recursos, além de atrair mais investimentos privados para o Estado. Segundo destacou o governador, os resultados também mostram que o Governo está acertando nas políticas de geração de emprego formal.

“Significa a recuperação econômica do Estado. Apostamos certo. Apostamos no planejamento, na parceria e no florescimento econômico de Minas Gerais. O mais importante é que esse PIB representa, sob o ponto de vista concreto, a criação de empregos, que tem sido nossa obsessão. A Grande BH, de acordo com a própria Fundação João Pinheiro, já é a região metropolitana que tem o menor índice de desemprego de todas e a nossa renda, dos trabalhadores aqui, já é a segunda melhor do Brasil, só perdendo para o Distrito Federal, que tem as suas condições excepcionais, e superou São Paulo. Então, são indicadores excelentes, que refletem nesse número do PIB. Estamos no caminho e estamos agora colhendo todo aquele esforço dos últimos anos”, reforçou o governador.

Bom ambiente para os negócios e o social
O governador acrescentou ainda que o aumento do PIB no primeiro e no segundo trimestres de 2010 reforçam a preocupação do Governo do Estado com os indicadores sociais. Anastasia ressaltou que, além do aumento na geração de emprego formal, o bom desempenho do Produto Interno Bruto representa melhorias na educação, na saúde, na segurança pública e em várias outras áreas sociais.

“Estamos, agora, tendo o reflexo do chamado bom ambiente para negócios, que criamos em Minas. Para atrairmos empresas e termos aumento do nosso PIB, precisamos ter bom ambiente que significa infraestrutura, desenvolvimento social, melhor educação, melhor segurança, melhor saúde. E todos os indicadores, de todas as políticas públicas, nos últimos oito anos, têm melhorado em Minas Gerais”, reforçou Antonio Anastasia.

Desempenho positivo em todos os setores
Do ponto de vista setorial todos os setores conseguiram avançar: a indústria cresceu 19,5%, o setor de serviços 6,9%, ambos acima da média nacional, respectivamente com 13,8% e 5,6%. A agropecuária cresceu 7,1% ante um incremento de 11,4% do setor no nível nacional.

Na indústria mineira, o grande destaque continuou sendo do setor extrativo mineral (+32,2%), cujo desempenho fica em evidência, em função da grande representatividade da cadeia minero-metalúrgica na economia mineira. Apesar da magnitude da expansão deste segmento, vale destacar o desempenho da indústria de transformação, que cresceu 23,4% no segundo trimestre de 2010. Este foi o segmento que definiu a expansão do setor industrial no Estado, tendo como principal destaque o setor de máquinas e equipamentos (+111,5%), o que sinaliza a retomada dos investimentos industriais em Minas Gerais.

No setor de serviços, os destaques foram os segmentos de transportes e armazenagem (+20%), segmento fortemente ligado à produção industrial; e comércio (+9,8%) impulsionado pelo comportamento do consumo.

No setor agropecuário foi registrado um aumento de 7,1% no segundo trimestre de 2010. O resultado refletiu o bom desempenho da produção vegetal, que cresceu 5,9% entre abril e junho deste ano. Deve-se ressaltar o aumento da produção do café na safra 2010, de 18,8% e cana-de-açúcar, cujo incremento chegou a 3,2% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Outra atividade que teve grande crescimento em Minas, neste período, foi silvicultura, que teve aumento na produção de 37,2%. Este incremento pode ser explicado pelo incremento na demanda de carvão vegetal e na produção de madeira para papel e celulose.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aécio agradece apoio e lembra ações para a redução da pobreza em MG

Ações do Governo do Estado fizeram com que Minas conseguisse atingir antecipadamente metas de redução da pobreza estipuladas pela ONU para 2015. Em visita ao Vale do Jequitinhonha, ao lado do governador Antonio Anastasia, Aécio afirma que mineiros não querem o fim do desenvolvimento


O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, demonstrou nesta sexta-feira (03/09) enorme satisfação pelo apoio aos candidatos da Coligação “Somos Minas Gerais” recebido da população e lideranças políticas de todas as regiões do Estado. Para o ex-governador, esse reconhecimento é fruto do trabalho que ele e o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, desenvolveram nos últimos oito anos, firmando parcerias com todos os 853 municípios mineiros. Aécio, Anastasia e o ex-presidente Itamar Franco visitaram na tarde hoje os municípios de Araçuaí e Almenara, no Vale do Jequitinhonha.

Aécio Neves destacou que ele e Anastasia sempre pautaram as ações e investimentos do Governo do Estado com o intuito de contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social entre as regiões mineiras. Em Araçuaí, Aécio e Anastasia foram acompanhados por 1.500 pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, durante caminhada que fizeram pela cidade.
“Estou muito feliz de poder, depois de quase oito anos como governador, viajar por Minas Gerais e receber sempre essa manifestação de apreço, de carinho e de reconhecimento de um trabalho sério que fizemos em Minas durante todos esses anos. E não somos nós que dissemos isso. É a população de Minas Gerais, a população do Norte, dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, declarou Aécio Neves.

Reconhecimento da ONU
Além da população e das lideranças políticas, o trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas também obteve reconhecimento internacional. Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em março deste ano, aponta que Minas Gerais conseguiu alcançar antecipadamente várias metas estipuladas com o objetivo de reduzir a pobreza extrema pela metade até 2015.

Pactuados em 2000 por 191 nações, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio se resumem em oito metas: erradicar a extrema pobreza e a fome; oferecer educação básica de qualidade a todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

De acordo com o relatório da ONU, Minas Gerais reduziu a proporção de pessoas pobres de 53,5%, em 1991, para 25% em 2008. A meta prevista para 2015 era de 26,8% do total da população.

A taxa de mortalidade infantil em Minas também apresentou significativa redução. Em 1994, ela era de 181 crianças menores de cinco anos para cada 1.000 nascidas vivas. Este número caiu para 17 crianças em 2008 em Minas. A meta estipulada pela ONU para a taxa de mortalidade infantil para 2015 era de 60,4 crianças para cada 1.000 nascidas vivas.

O cumprimento antecipado em Minas das metas da ONU para erradicar a pobreza no mundo se deve ao novo ordenamento da gestão administrativa do Estado, implantado com o Choque de Gestão, como ficou chamado o conjunto de medidas adotadas em 2003 para recuperar as finanças do Estado. Com as contas organizadas, o Estado retomou o crédito internacional, recuperou a capacidade de investimentos e garantiu o crescimento econômico e social da população.

Prioridade nos investimentos
De 2003 a 2009, o Governo de Minas investiu R$ 4,7 bilhões em ações de redução da pobreza e das desigualdades regionais. O Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri são os que têm recebido o maior investimento per capita. Neste período, para cada um real investidos nas outras regiões do Estado, o Governo do Estado investiu o dobro no Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri.

“Pela primeira vez na história de Minas Gerais, gastamos mais por habitante nesta região Norte, Jequitinhonha e Mucuri, do que no restante do Estado. A realidade das nossas estradas está aí. Não é ninguém que vai dizer isso. As pessoas comprovam isso. Os investimentos na saúde e na educação aumentaram. Há um processo em andamento em Minas Gerais, hoje, que não deve ser interrompido em benefício dos mineiros”, disse o ex-governador.

Pelo Proacesso, foram mais R$ 317 milhões na pavimentação de 24 trechos, totalizando 641 quilômetros. Ainda estão em andamento outros 15 trechos (477 quilômetros), com investimentos de R$ 290 milhões e previsão de conclusão para o final deste ano.

Na saúde, foram R$ 232 milhões na macrorregião Nordeste, com população estimada em 938 mil habitantes. Já na educação, somente com a reforma de 410 escolas, o Governo do Estado investiu R$ 88 milhões, beneficiando 229 mil alunos.

No saneamento básico, o Estado criou a Copanor, subsidiária da Copasa, que está levando água tratada e esgotamento sanitário para as regiões mais pobres de Minas Gerais. As tarifas cobradas são reduzidas e subsidiadas pelo Governo do Estado.

Pesquisas confirmam crescimento de Anastasia
A nova pesquisa Datafolha divulgada hoje (03/09) confirma a disparada da candidatura de Antonio Anastasia na preferência dos eleitores mineiros. Na medição do Datafolha, o governador subiu 18 pontos nas intenções de voto no Estado em menos de um mês. Na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, Antonio Anastasia tinha 17% das intenções de voto. Nos números divulgados no dia 27 do mês passado, ele tinha 29%. Agora Anastasia já tem 35% das intenções de voto.

O candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, continua caindo nas pesquisas. Ele ficou estacionado durante todo o mês de agosto e, na pesquisa de hoje, apresentou uma queda de três pontos, passando de 43% para 40%. A nova pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Foram ouvidos 1.652 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 66737/2010.

O crescimento da candidatura do governador Antonio Anastasia também foi comprovado pela pesquisa DataTempo/CP2, divulgada hoje. Na medição onde os eleitores declaram espontaneamente o voto ao candidato escolhido, o governador Antonio Anastasia tem 25% da preferência da população e está à frente do seu principal adversário que tem 24%.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Redução de ICMS protege indústria mineira do calçado, lembra Anastasia

Em Nova Serrana, governador afirma que após negociações com empresários, alíquota do ICMS será reduzida para 3%


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, destacou, nesta quinta-feira (02/09), em Nova Serrana (Região Centro-Oeste), as medidas de proteção à economia adotadas pelo Governo de Minas nos últimos anos, para garantir a competitividade dos produtos mineiros. Ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, Anastasia chegou à cidade, onde foi recebido por diversas lideranças municipais e pela população.

Considerada atualmente um dos principais polos calçadistas do país, Nova Serrana possui atualmente 1 mil indústrias de calçados em atividade, que empregam 20 mil trabalhadores e produzem 81 milhões de pares por ano. A partir do dia 1º de outubro, as empresas poderão usufruir da medida do Governo do Estado, que permite a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 12% para 3%. A redução foi possível depois de negociações entre o Governo de Minas e empresários do setor.

“Reduzimos os tributos sobre calçados em todo o Estado de Minas Gerais, através de uma intensa negociação entre as lideranças, não só de Nova Serrana, mas especialmente com os empresários deste setor. A alíquota do ICMS foi reduzida para 3%, o que torna extremamente competitivo nosso calçado”, afirmou Antonio Anastasia.

O governador reafirmou que qualquer medida que implique na redução de tributos, que possa ser estendido para todos os elos da cadeia produtiva, sempre deve ser adotada com responsabilidade. Ele enfatizou o interesse do Governo do Estado em garantir cada vez mais a competitividade dos produtos mineiros.

“Temos que estudar todos os passos, porque a questão da redução de tributos sempre deve ser feita com muita responsabilidade. Mas acho que é possível avançarmos em um próximo passo para tornar cada vez mais competitivo o nosso produto”, disse o governador.

Arranjos produtivos
Para Antonio Anastasia, Nova Serrana é um exemplo de Arranjo Produtivo Local (APL) que deu certo e que pode ser difundido para outras regiões do Estado. Segundo ele, o Governo de Minas continuará investindo em projetos de infraestrutura, que permitam a atração de novas empresas e a geração de empregos de qualidade.

“Nova Serrana é um exemplo de arranjo produtivo local que deu certo, que emprega muita gente, de uma cidade que se desenvolveu, que é organizada. Temos que tomar Nova Serrana como um belo exemplo para levá-lo para outras regiões do Estado. Claro, continuando investindo aqui em parceria com a prefeitura e com os empresários locais para que tenhamos sempre empregos de qualidade na região Centro-Oeste”, disse Antonio Anastasia.

Medidas de proteção à economia
Nos últimos oito anos, o Governo de Minas Gerais anunciou a adoção de medidas tributárias de proteção às indústrias mineiras. Para o setor de confecções, a alíquota foi reduzida de 12% para 7% nas operações intermediárias (entre contribuintes), como por exemplo, entre indústria e comércio. No caso do segmento de água mineral, também uma medida de proteção da economia do Estado, os galões de 20 litros tiveram o ICMS reduzido de 18% para 12%.

A redução será feita pela própria Secretaria da Fazenda, por meio de Regime Especial de Tributação (RET), com base na Lei de Proteção da Economia Mineira. O dispositivo legal permite a concessão de tratamento tributário diferenciado para proteção da economia sempre que outra unidade da federação conceder benefício fiscal irregular relativo ao ICMS e que afetar os contribuintes em Minas. Para ser beneficiada, é preciso que a empresa interessada se manifeste formalmente junto à SEF.

Também nos governos Aécio Neves/Antonio Anastasia, a alíquota do ICMS foi reduzida ou zerada em cerca de 200 produtos de higiene pessoal, material de construção, material escolar e alimentos da cesta básica.